sábado, 26 de junho de 2010

Telecentro de Informática inaugurado no CRAS Alto - SMDSES

Prefeito Jorge Mario, a Embaixatriz Ana Amorim e o Coordenador do Serpro Luiz Cláudio de Souza na inauguração do Telecentro de Informática do Alto

O Prefeito Jorge Mario inaugurou na última semana o primeiro dos quatro Telecentros de Informática que serão instalados no município este ano. O Telecentro do Alto fica localizado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária. A implementação dos Telecentros acontece graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis com o Governo Federal, através do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), e vai oferecer cursos gratuitos de informática além do acesso da população ao mundo digital. A inauguração contou com a presença da Embaixatriz Ana Amorim, Coordenadora de Cooperação e Relações Institucionais do Serpro.

“Estamos cumprindo mais um compromisso de campanha que é a inclusão digital de pessoas que antes não tinham acesso ao mundo digital. Os cursos e o acesso gratuitos vão trazer a oportunidade de conhecimentos de informática, primordiais no mercado de trabalho atual. Agradeço Teresópolis ter sido escolhida para a implementação dos telecentros. Isso aconteceu graças ao bom relacionamento que temos com a esfera federal. Faço um agradecimento especial a Embaixatriz Ana Amorim pelo empenho em trazer para nossa cidade esse projeto tão importante”, enfatizou o Prefeito Jorge Mario.

Ana Amorim parabenizou a chegada dos Telecentros ao município. “Frequento Teresópolis há 52 anos e tenho um carinho especial pela cidade e fico feliz em ver que a cidade tem um Prefeito preocupado com as questões sociais, como a incluso digital”, salientou a Embaixatriz. Os Telecentros estão incluídos no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, ligado ao Serpro. São espaços públicos e comunitários que funcionarão nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) existentes no município, nos bairros do Alto, Barroso, Meudon e Fischer, e que vão beneficiar tanto os jovens dos programas sociais Pró-Jovem, Pique Jovem e Pique Trabalho quanto a população em geral.

Adolescentes do Pique Jovem na aula de iniciação à informática no Telecentro do Alto

“O Telecentro do Alto terá 16 computadores e no total serão 38 instalados nos CRAS. Estamos adaptando os locais para receberem os centros. A previsão é de que todos estejam funcionando até o final do ano. Vamos capacitar cerca de 400 adolescentes e jovens cadastrados nos programas sociais e a população em geral também terá acesso gratuito aos centros de informática”, explica o Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon.

O Coordenador Nacional de Inclusão Digital do Serpro, Luiz Cláudio Mesquita de Souza, ressaltou a importância da parceria entre o órgão federal e a Prefeitura na realização do projeto no município e o Coordenador Regional do Serpro no Estado do Rio, Carlos Henrique Machado, destacou a vontade do Governo Municipal em levar a tecnologia da informação para o maior número possível de pessoas.

A inauguração do Telecentro teve oficinas de iniciação à informática com técnicos do Serpro. Os adolescentes do Pique Jovem, programa social do Governo Jorge Mario que contempla pessoas entre 16 e 18 anos, puderam acompanhar uma demonstração sobre as ferramentas disponíveis no cíber. “Estou contente por saber que agora terei acesso ao computador e à internet. Hoje em dia é muito importante saber mexer com informática”, comentou Emile Santos, inscrita no programa há quase um ano.

           Embaixatriz Ana Amorim e o Secretário Rudimar assistem à apresentação de capoeira de jovens do Pró-Jovem

Na ocasião, jovens do programa Pró-Jovem fizeram uma apresentação de capoeira e foram bastante aplaudidos. Para mais informações sobre os Telecentros basta se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, na Av. Alberto Torres, 1.148, no Alto, ou ligar para (21) 2742-3080 ou 2742-3045, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Ascom - Prefeitura de Teresópolis (Mara Lúcia e Marcos Esteves)

0 comentários:

Postar um comentário