quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Programa Operação Trabalho atende demanda do Orçamento Participativo

Inscrição para 40 vagas são destinadas aos moradores da Região 7 do OP 


Desempregado há cerca de quatro anos, Marcelo Pires se inscreve no Programa Operação Trabalho 


Foram encerradas nesta quarta, 24, no CRAS Meudon (Rua Caramuru, 108 - Meudon), as inscrições para o programa Operação Trabalho, criado pela Prefeitura para atender trabalhadores desempregados residentes em Teresópolis e pertencentes a famílias de baixa renda. Estão sendo oferecidas 40 vagas para atuar no novo projeto de estacionamento rotativo a ser implantado pela Prefeitura em diversas ruas do centro da cidade. As vagas são destinadas a moradores desempregados da Região 7 do Orçamento Participativo, formada pelos bairros Meudon,Jardim Meudon, Vale da Revolta, Bom Retiro e Ermitage. 


Foram cadastrados interessados com idade entre 45 e 59 anos. Eles tiveram que comprovar ser residentes em Teresópolis, que não têm emprego, que não recebem seguro-desemprego e que suas famílias têm rendimento bruto mensal igual ou inferior a meio salário mínimo. 

Para a seleção dos candidatos às vagas oferecidas serão levados em conta critérios como maior tempo de desemprego, menor faixa de renda familiar, menor grau de escolaridade e número de filhos, entre outros. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de março e os selecionados começarão a participar do programa em meados de março. As pessoas selecionadas receberão um auxílio no valor de um salário mínimo nacional vigente - R$ 510. A participação no programa não gera vínculo empregatício com a Prefeitura. 

Moradores da Região 7 do Orçamento Participativo aguardam para se inscrever no Programa Operação Trabalho

"Teresópolis tem um alto índice de desemprego, e o Operação Trabalho é um programa de requalificação profissional que visa a preparar os trabalhadores para a sua reinserção no mercado. Com ele, o Governo Jorge Mario atende uma importante demanda histórica da população, contribuindo para a autonomia e construindo uma relação de independência dos trabalhadores", define o Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes. 

Para a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, esta é a concretização de mais uma proposta do OP para 2010. "A primeira demanda dos moradores da Região 7 foi para a geração de trabalho e renda, que começa a ser atendida pelo Governo Jorge Mario através do programa Operação Trabalho. É a demonstração de que as propostas do Orçamento Participativo estão saindo do papel. E outras frentes de trabalho serão abertas, além do estacionamento rotativo", comemora Denise Lobato. 

Desempregado há cerca de quatro anos, Marcelo Pires aprova a iniciativa. "Tomara que eu consiga uma vaga. Será uma ajuda muito boa, pois tenho família e estou há muito tempo sem emprego fixo". Morador do Vale da Revolta, Elias Ribeiro vem fazendo bicos de jardineiro para garantir o sustento da família. "Espero conseguir um serviço com salário fixo todo mês". O pedreiro Luiz Vieira dos Santos, do Meudon, faz biscates e há dez anos não tem a carteira de trabalho assinada. "Essa é uma ótima oportunidade, pois tem muita gente procurando emprego". 


Operação Trabalho

Criado pela Prefeitura, através de projeto de lei aprovada pela Câmara Municipal, o Programa Operação Trabalho tem o objetivo de conceder atenção especial ao morador de rua ou trabalhador desempregado residente em Teresópolis e pertencente à família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação e ampliar suas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa prevê a abertura de frentes de trabalho, cursos de qualificação profissional e ações de incentivo e de orientação para a busca de alternativas de geração de trabalho e renda. Os benefícios e atividades previstos terão duração de seis meses, sem gerar vínculo empregatício ou profissional com a Prefeitura.


Estacionamento rotativo

Desde meados de 2009 vem sendo posta em prática a regulamentação do Promaj - Programa Municipal de Atendimento ao Jovem - e a transferência dos adolescentes dos estacionamentos rotativos da cidade para o trabalho de apoio administrativo, propostas de campanha do prefeito Jorge Mario. A regulamentação foi realizada através da Portaria 09/2009, editada pela juíza Inês Coutinho, da Vara da Infância, Juventude e Idoso de Teresópolis. Os jovens passarão a trabalhar em repartições públicas. Alguns dos procedimentos citados pela Portaria já são cumpridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como o fornecimento de cestas básicas, vale-transporte, uniformes e lanches. Outros itens, como a qualificação profissional dos jovens e a retirada dos meninos e meninas do trabalho nas ruas são uma preocupação do governo, que vem tomando as medidas necessárias para tais mudanças. 

Fonte: Ascom Teresópolis (Silvia Pimentel e Marco Esteves)

0 comentários:

Postar um comentário