segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prefeitura e Movimento Oásis realizam projeto comunitário no Fischer

Ação pretende transformar a comunidade, em parceria com os moradores


Primeira-dama Cláudia Sedlacek (ao centro), Secretário de Desenvolvimento Social Ary Moraes e equipe com os jovens voluntários do Movimento Oásis: parceria na realização de projeto comunitário para melhorar a vida dos moradores do Fischer


A Prefeitura de Teresópolis ganhou a parceria dos voluntários do Movimento Oásis Rio de Janeiro para o projeto de mudança da realidade da comunidade do bairro do Fischer. O objetivo é trabalhar em conjunto com os moradores e melhorar as condições de vida na região. O Movimento é formado por estudantes voluntários, que assumiram o desafio de conscientizar a população de que é possível resolver os próprios problemas através da união de esforços.

Voluntários do Movimento Oásis e equipe da Prefeitura percorreram o bairro, no último fim de semana, com os moradores, para identificar as principais demandas da comunidade. Eles fazem reunião de avaliação nesta
terça, 27, para apontar quais melhorias desejam para o Fischer. Depois dessa etapa, os voluntários do Movimento Oásis buscarão recursos junto ao poder público e à iniciativa privada para voltar à comunidade, em novembro, e executar as melhorias apontadas, com a ajuda dos moradores.

A iniciativa complementa o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura desde o início do ano, sob a coordenação da primeira-dama, Cláudia Sedlacek, em que equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e do CRAS Fischer (Centro de Referência de Assistência Social) atuam na localidade em um projeto de construção de cidadania e de recuperação da auto-estima. As intervenções da Prefeitura no bairro são realizadas sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Educação, Serviços Públicos e de Saúde, e com a Ouvidoria Geral.

Pelo projeto da Prefeitura, os moradores são incentivados a participar de atividades que envolvam a melhoria da qualidade de vida no bairro onde moram, trabalhando em parceria com o poder público. Mutirão ambiental de limpeza das margens do rio que corta a região e cursos para estimular o desenvolvimento de habilidades para a geração de renda são algumas ações que vêm sendo intensificadas na localidade.

"Não é com assistencialismo que vamos resolver os problemas sociais. Os moradores devem aprender que são capazes e que, junto com o poder público, podem transformar a comunidade em que vivem. Estamos trabalhando para isso", garantiu a primeira-dama, Cláudia Sedlacek. "E agora contamos com a parceria dos voluntários do Movimento Oásis para nos ajudar a atingir esse objetivo".

O Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes, destacou que a atuação da Secretaria no Fischer faz parte do projeto político do Governo Jorge Mario. "Nada é conquistado sem participação. E o projeto de transformação da cidade, posto em prática pelo Prefeito Jorge Mario, vai mostrar que é possível mudar a realidade através de um processo participativo, que envolve a comunidade nas iniciativas pela melhoria das condições de vida", disse. "Precisamos do idealismo de jovens como os integrantes do Movimento Oásis, que acreditam que podem mudar a sociedade e construir um mundo melhor".

Mobilização
Os moradores já percebem as mudanças de comportamento a partir da atuação da Prefeitura no bairro. "Esse trabalho no CRAS e de limpeza do rio estão fazendo a diferença. Estamos aprendendo que todos devem participar para mudar a realidade do Fischer", comentou Daniele Maria da Rosa Silva. "É um trabalho que está mudando a mentalidade das pessoas, principalmente sobre a limpeza do bairro. Acredito que o Fischer vai mudar", opinou Joaquim Lopes de Carvalho, que foi eleito como delegado para representar a sua
região no Orçamento Participativo. "Os moradores estão mais conscientes sobre a necessidade de se organizar para manter o bairro limpo, e demonstram mais interesse em participar das atividades comunitárias, o que não acontecia antes", relatou a moradora Adriana Maria da Silva Ferreira.

Construindo um oásis
O Oásis é um movimento em rede que surgiu em 2008, em Santa Catarina, para ajudar as comunidades afetadas pelos temporais ocorridos no fim daquele ano. Foi iniciado por jovens de diferentes partes do Brasil, que assumiram o desafio de conscientizar a população de que é possível resolver os próprios problemas através da união de forças. Esses voluntários convidam os moradores a projetar e a construir, de forma cooperativa, um projeto que satisfaça as necessidades da comunidade, como uma praça, um parque ou
um centro cultural, por exemplo. Depois, são captados recursos para executar o projeto.

"Nessa primeira visita ao Fischer, o Movimento estreitou os laços com os moradores, que mostraram o que eles desejam para o seu bairro. Vamos trabalhar como facilitadores nesse processo de construção. A proposta é empoderar a comunidade e conscientizá-la de que juntos podemos construir o que eles sonham", explicou Adrielle Saldanha, uma das integrantes do Movimento Oásis. "A ideologia do Oásis é não esperar que façam por nós o que nós mesmos podemos fazer. Este é um movimento formado por pessoas que não ficam paradas diante das dificuldades. Vamos construir juntos uma vida melhor", acrescentou Rafael Araújo, outro integrante do Oásis.

Organizado por diversos jovens do Estado, o Movimento Oásis Rio de Janeiro tem como objetivo principal resgatar a auto-estima local, mostrando que é possível desenvolver uma estratégia que valorize a vontade das pessoas em contribuir com a melhoria do bairro, resultando na construção de sonhos.

Fonte: Seccom Teresópolis (Silvia Pimentel/Marco Esteves)

0 comentários:

Postar um comentário