terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro

Acontece hoje, dia 27 de outubro, às 18h, a abertura da VII Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, no Clube Monte Líbano, à Av. Borges de Medeiros, nº 701, Leblon. O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e pelo Conselho Estadual de Assistência Social.

A conferência magna da abertura será dada pela Profª. Maria Lúcia Werneck Vianna, coordenadora do Laboratório de Economia Política de Proteção Social da UFRJ.

O evento se estenderá pelos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira), no mesmo local, e terá como tema “Participação e Controle Social no SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.

A Subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, afirma que o encontro vai avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), espalhados pelo Estado e integrantes do SUAS. Além disso, medidas serão sugeridas para aprimorá-los e para isso os usuários darão grande contribuição, já que serão cerca de 200 dos 628 delegados da conferência. “Esse dado é muito importante, pois a população participará das discussões, o que será essencial para avaliar os serviços”, destaca a Subsecretária.

Além de usuários, os delegados são gestores públicos, trabalhadores da área, e representantes de instituições da sociedade civil, que participaram das 92 conferências municipais e que agora vão levar suas propostas locais ao debate estadual. Dos 628 delegados, 68 serão escolhidos para representar o Estado do Rio na Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília entre os próximos dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Em agosto deste ano aconteceu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Teresópolis, que teve como tema a “Participação e Controle Social no SUAS - Sistema Único de Assistência Social”.

Na ocasião foi eleita a delegação que vai representar Teresópolis na VII Conferência Estadual de Assistência Social:


Poder Público
Tereza Cristina Alvarez dos Santos (SM de Desenvolvimento Social)
Sandra Erli de Azevedo (SM de Saúde)
Denise Rosa Lobato (SM Governo e Coordenação)

Usuários dos serviços de assistência social 
Renata Figueiredo Camargo (PROUT - Teoria de Utilização Progressiva)
Bianca Mourão Fantinato (Marcha Mundial das Mulheres)

Entidades prestadoras de serviço
Margareth Rosi Veiga dos Santos Ramos (APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais))
Mariana Castro Moreira (Espaço Compartilharte)

Trabalhadores da área de assistência social 
Leda Bione Luna de Araújo (AASTE - Associação de Assistentes Sociais de Teresópolis)

0 comentários:

Postar um comentário