quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Piquejovem - Programa municipal de capacitação visa inserção dos jovens no mercado de trabalho


Com o objetivo de estreitar os laços e conhecer a opinião dos alunos sobre o programa, o Prefeito Jorge Mario esteve com integrantes do Pique Jovem. O encontro aconteceu no Centro de Formação Profissional, no bairro de São Pedro, onde os estudantes fazem curso de administração oferecido pelo Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo. Iniciativa pioneira do Governo Municipal, o Pique Jovem tem o intuito de qualificar e preparar pessoas entre 16 e 18 anos para o mercado de trabalho e/ou ocupações alternativas geradoras de renda.

Na ocasião, o Prefeito Jorge Mario falou sobre sua trajetória de vida, desafios e vitórias. “Minha mãe era costureira e batalhou muito para dar condições para mim e para o meu irmão para que pudéssemos vencer na vida. Sou grato por tudo que ela fez por nós. Lutei e me considero um vencedor. É essa a mensagem que quero passar para os jovens, de que é possível conquistar o que desejamos, mas para isso, é preciso lutar, se empenhar, se esforçar. Assim, a vitória chegará”, frisou o Prefeito.

Jorge Mario destacou sua satisfação em constatar que o programa está dando certo. “Fico imensamente feliz de ver que o Pique Jovem está cumprindo sua função. Já conseguimos inserir no mercado de trabalho 20 jovens desde o início do programa, em março desse ano. Isso é muito importante porque mostra que conseguimos transformar em realidade um sonho do nosso governo”, afirmou. O Prefeito elencou diversas iniciativas que podem trazer oportunidades, como o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, que será instalado em Itaboraí, e os eventos esportivos sediados pelo Brasil, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

A reunião contou também com a presença dos secretários Magali Tayt-Sohn (Educação) e Rudimar Caberlon (Desenvolvimento Social e Economia Solidária) e da coordenadora do programa, Fátima Machado. Magali Tayt-Sohn registrou mais uma ação do governo que deve contribuir para a colocação dos jovens no mercado. “Será instalada em Teresópolis uma unidade do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A instituição tem o objetivo de encontrar uma oportunidade de estágio para estudantes, o que aumenta as possibilidades de conquistar um emprego posteriormente. Vamos buscar parceria com o CIEE para que os nossos alunos do Pique Jovem sejam inseridos nesse sistema”, observou a secretária. 

Rudimar Caberlon lembrou o trabalho realizado pelo governo para que todas as camadas da população sejam contempladas. “Temos diversos programas que visam auxiliar a família teresopolitana, como, por exemplo, os uniformes dos alunos do Pique Jovem, que são confeccionados pelas costureiras do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso. São mulheres que aprenderam uma profissão através do projeto social do governo Jorge Mario, que também se preocupa com pais e filhos. Os pais têm uma oportunidade no Pique Trabalho e os jovens e adolescentes são contemplados com o Pique Jovem”, citou o secretário.

Para os alunos do Pique Jovem, a visita e a experiência de vida do Prefeito Jorge Mario foram mais um incentivo para que continuem a lutar por melhores condições de vida. “É muito bom ver exemplos como o do Prefeito, que batalhou para conquistar o seu espaço e ter sucesso na vida. Ouvir a sua história trouxe estímulo para nós e nos incentiva a ir em frente e lutar pelos nossos sonhos”, comentou Patrícia Sendon, integrante do programa. Já Luís Eduardo Camargo Oliveira, de 17 anos, enfatizou as mudanças que aconteceram na sua vida depois que entrou para o Pique Jovem. “Eu não tinha muitas perspectivas para o futuro. Agora, penso em fazer uma faculdade, conseguir um bom emprego e construir uma família”, contou.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Teresópolis

0 comentários:

Postar um comentário