segunda-feira, 22 de novembro de 2010

II Semana da Consciência Negra de Teresópolis

O Secretário de Desenvolviemnto Social e Economia Solidária, Rudimar Carbelon e demais autoridades, representantes de entidades ligadas ao movimento negro e convidados marcaram presença
na abertura da II Semana da Consciência Negra


Discursos exaltando a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão do negro na sociedade e show com a cantora Hananza marcaram a abertura da II Semana da Consciência Negra de Teresópolis. Realizada no Espaço Cultural Higino, no Alto, a solenidade reuniu autoridades, representantes de entidades ligadas ao movimento negro e convidados.

Novidade foi o I Desfile da Beleza Negra, produzido pelos Salões Maria da Penha e Afro Ebenezer, e que reuniu 20 modelos, a partir de 18 anos. O objetivo foi valorizar a auto-estima da população negra, independente de peso, altura ou idade, mostrando que a beleza existe em todos os padrões. Já no fim de semana prolongado, oficinas de tranças, de caricatura ao vivo e de jongo, de percussão e de fantoches movimentaram a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis.

O evento atende à ideologia do Governo Jorge Mario de promoção da igualdade racial e à Lei Municipal 2.784/2009, de autoria dos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho. Contando com a parceria da Prefeitura, o projeto é promovido pela organização não-governamental Estimativa, do Rio de Janeiro, com apoio do Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), fundado há 22 anos com a missão de promover a igualdade racial, valorizar e resgatar a história e a cultura afro-brasileira. O patrocínio é do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial.

A programação da II Semana da Consciência Negra prosseguiu com a realização de palestras abertas ao público, exibição de vídeos e roda de conversa no Teatro Municipal e na Escola Municipal Lino Oroña . Aberta para convidados, a cerimônia de encerramento aconteceu neste sábado, 20, no Espaço Cultural Higino, com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a 50 personalidades negras teresopolitanas, seguida pela apresentação da Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, campeã do Carnaval 2010.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon, a Semana da Consciência Negra é uma conquista para o município. “Com as políticas públicas implementadas a nível nacional, estadual e municipal nós podemos conhecer melhor e refletir sobre a contribuição dos negros para a construção da nossa história”. O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, destacou que o evento já faz parte do calendário do município. “Isso demonstra, mais uma vez, que o Prefeito Jorge Mario tem a preocupação de governar para todos. O Brasil abraça essa causa com muita dignidade, valorizando essa raça que faz tanto pelo país e pelo mundo”.

Clarissa Lima, presidente do Mocabte, salientou que a Semana é um importante espaço de reflexão. “É a oportunidade do município debater e conversar a respeito da questão racial, que faz parte da história do Brasil e que precisa tanto atingir a igualdade de fato”. Ela ressaltou o apoio dado ao evento pela Prefeitura, através das Secretarias de Turismo e de Educação. “Temos um governo do Partido dos Trabalhadores, que dialoga muito sobre a questão racial. Temos tudo para estar com o Prefeito Jorge Mario mostrando a cara de PT na Prefeitura de Teresópolis e assumindo esses compromissos”.

Celebração da consciência negra
ções educativas e culturais geralmente são realizadas na semana de 20 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. O objetivo é proporcionar o encontro entre pessoas e instituições interessadas na diversidade étnico-racial para um momento de celebração e de reflexão.

Fundadora e presidente de honra do Mocabte, a advogada Rosa Maria de Lima enalteceu a realização da Semana Municipal da Consciência Negra pelo segundo ano. “Hoje a tentativa de integração e de igualdade social é uma realidade. É o começo de uma nova era pela reparação de 122 anos, da abolição até agora”. Coordenadora da ONG Estimativa, Jana Guinond também parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Convidamos todas as pessoas para a reflexão sobre a temática da cultura afro-brasileira, sobre a grande importância do negro na construção da nossa sociedade. E não é diferente em Teresópolis”.

Convidados
Também presente na abertura da II Semana da Consciência Negra de Teresópolis, Glória Ramos, da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores), saudou a iniciativa da Prefeitura, que “aceitou o desafio de construir essa política de promoção da igualdade racial e de enfrentar a questão numa ampla aliança contra a discriminação de toda e qualquer natureza”.

A vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Rosilene Ribeiro, também marcou presença, e convidou a todos a conhecerem o Estatuto da Igualdade Racial, instituído este ano pelo Governo Federal para garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Já o Secretário de Combate ao Racismo do PT no Rio de Janeiro, Élson Bragança, finalizou discursando que “tão importante quanto a luta pela conquista do espaço do negro na sociedade é a sua conscientização sobre a valorização da cultura afro-brasileira”.

0 comentários:

Postar um comentário