quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SMDS na Coferência Nacional de Assistência Social

O Secretário de Desenvolvimento Social Ary Moraes e a Secretária Denise Lobato representaram o município de Teresópolis na VII A Conferência Nacional de Assistência Social, que este ano teve como tema a Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Conferência acontece a cada 2 anos e tem como finalidade avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. 

Segundo o MDS, foram 57 deliberações aprovadas. Entre elas, destacou-se o aumento de cofinanciamento dos governos estaduais aos serviços socioassistenciais e do governo federal a todos os municípios que possuem Centros de Referência de Assistência Social (Cras), maior democratização dos Conselhos com a participação efetiva dos usuários dos programas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e reafirmar o compromisso de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. 

Nos quatro dias de debates, discussões e oficinas, a VII Conferência Nacional de Assistência Social contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre convidados, observadores e delegados de todo o país. E foi promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social, com parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

O Secretário Ary Moraes apresentou a oficina sobre o PAA – Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, iniciativa pioneira do Governo Jorge Mario, que tem por objetivo incentivar a agricultura familiar do município, atender a clientela dos programas sociais coordenados pela Prefeitura de Teresópolis e utilizar os produtos alimentícios na confecção da merenda servida nas 90 escolas e creches da rede municipal de ensino. “O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, vem a Teresópolis na segunda quinzena de janeiro, fazer o lançamento do Programa, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e que é de extrema importância para a agricultura do município, valorizando a agroindústria e o homem do campo”, disse Ary Moraes. 

0 comentários:

Postar um comentário