quinta-feira, 25 de junho de 2009

Aconteceu na SMDS - 6 Primeiros Meses - Seminário EcoSol I

Em 14 e 15 de abril de 2009
Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária - Parte I



Considerado um sucesso o Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária, realizado nos dias 14 e 15 de abril em Teresópolis, reunindo 70 gestores de economia solidária de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo. Além de troca de informações e de experiências sobre a realidade dos municípios e estados referentes às ações desenvolvidas nesta área, o encontro também contribuiu para a construção de planos e ações comuns para a realidade regional.



“É através do associativismo dos grupos produtivos, com a atuação do poder público como agente facilitador, que pretendemos fortalecer este importante movimento social da economia solidária para a geração de riqueza e distribuição de renda”, avaliou o Prefeito Jorge Mario, que abriu o Seminário Estadual na última terça, 14, no Teatro Municipal.

“Com participação expressiva, o seminário serviu para tirarmos propostas para o Encontro Nacional da Rede de Gestores de Economia Solidária, marcado para maio, no Rio de Janeiro. Também está em fase de criação a coordenação provisória da Rede Estadual de Gestores de Economia Solidária, instituída durante o Seminário Estadual realizado em Teresópolis”, explicou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Ary Moraes. “Vamos construir uma agenda de trabalho com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da COPPE-UFRJ para a criação de uma incubadora de cooperativas populares na Região Serrana”, acrescentou Ary Moraes.


A rede é uma articulação de gestores e gestoras de políticas públicas de economia solidária inseridos nas prefeituras do Estado do Rio de Janeiro e no Governo Estadual com os objetivos de proporcionar intercâmbio, propor políticas públicas governamentais e realizar projetos comuns para o fomento e desenvolvimento da economia solidária.

Gerente do Centro Público de Economia Solidária da Prefeitura de Contagem (MG) e representando a Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária do Espírito Santo, Izaíde Zica também considerou o Seminário Estadual realizado em Teresópolis bastante produtivo. “Os ganhos maiores foram a troca de experiências com municípios mais avançados em políticas públicas de economia solidária e a definição de estratégias para enfrentar os desafios de forma articulada”, opinou.

Fonte: SECCOM TERESÓPOLIS

0 comentários:

Postar um comentário