Em 14 e 15 de abril de 2009
Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária - Parte II
Etapa de um projeto de âmbito nacional de formação de gestores, o Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária foi realizado no município por iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária, da Rede de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da COPPE - UFRJ, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Prática econômica em crescimento no Brasil desde a década de 1990, a economia solidária é um jeito bem diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, todos pensando no bem comum.
Dessa forma, a economia solidária é uma prática social regida pelos valores da autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo. Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento e superação da exclusão social, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.
0 comentários:
Postar um comentário