quinta-feira, 25 de junho de 2009

Aconteceu na SMDS - 6 Primeiros Meses - Seminário EcoSol III





Em 14 e 15 de abril de 2009
Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária - Parte III

Desafios da economia solidária
As dificuldades de acesso a linhas de crédito, a inovações tecnológicas e de implementação de políticas públicas específicas foram os principais desafios apontados durante o Seminário Estadual para serem vencidos. “O seminário foi muito importante para avançar nos debates, adquirir conhecimentos e construir políticas públicas de economia solidária”, disse Romeu Lemos, Diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Economia Solidária da Prefeitura de Diadema (SP).

Para Rogério Paiva, Coordenador do Fórum de Economia Solidária de Nova Iguaçu (RJ), outra dificuldade é conseguir espaços para a comercialização. “Precisamos criar um mercado de eventos de economia solidária para escoar a produção. E para isso precisamos da parceria dos gestores públicos”, destacou.

Criada em janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município do Rio de Janeiro já está elaborando uma série de estratégias para articular políticas públicas de economia solidária, como a criação de feiras em cinco bairros cariocas. “Devemos disseminar a consciência da economia solidária, sempre buscando consensos coletivos. Aprendemos muito neste seminário”, observou o Secretário Marcelo Henrique da Costa.

O Coordenador de Transferência Tecnológica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Coppe-UFRJ, Javier Ghibaudi, salientou a importância de se transferir conhecimentos e tecnologias para todos os segmentos tendo em vista a formação de cooperativas para empoderar e dar autonomia aos grupos produtivos. Ele parabenizou a Prefeitura de Teresópolis pela organização do Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária. “A organização do evento está de parabéns. O encontro teve uma participação excelente, reunindo pessoas atuantes e com debates políticos qualificados, saindo da formalidade e já articulando uma rede de gestores estadual”, enalteceu.

Participando do Seminário Estadual de Gestores Públicos em Economia Solidária como representante da Associação de Moradores, Amigos e Produtores da Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União, no 2º Distrito de Teresópolis, e também do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Ricardo Gonçalves Ferreira disse que pretende disseminar o conceito de economia solidária nas instituições que representa. “Essa nova forma de economia pretende efetivamente trazer importantes benefícios sociais para a população. Aprendemos muito no seminário e, por isso, tentaremos por em prática alguma iniciativa de economia solidária”, garantiu.

0 comentários:

Postar um comentário