Com 300 idosos inscritos, começou na manhã desta sexta-feira, dia 11, a 4ª edição dos jogos da terceira idade no ginásio Pedrão, o JOPISI - Jogos da Pessoa Idosa Sênior e de Idosos. O evento, que há quatro anos vem sendo realizado no município, com o antigo nome de Olimpete, este ano ganhou nova nomenclatura, após aprovação da lei que determina a realização dos jogos e a inclusão de pessoas com idade a partir de 50 anos.
A competição tem o objetivo de promover a integração e a interação entre as pessoas da terceira idade de todos os bairros, além de proporcionar uma qualidade de vida melhor através da atividade física. Dessa forma, o Governo Jorge Mario, através da Secretaria de Esportes, teve a preocupação e o cuidado de fazer cumprir a lei. O JOPISI conta com as modalidades de dança de salão, tênis de mesa, cabo de guerra, dominó, dama, xadrez, vôlei especial, corrida, caminhada, zig-zag e bola ao cesto.
De acordo com o Secretário de Esportes, Leandro Aschar, a realização dos jogos é tão importante que a proposta para o próximo ano é fazer duas olimpíadas: uma no primeiro semestre e a segunda no mês de outubro. “A atividade esportiva na ‘melhor idade’ é, sem dúvida, o caminho para o bem estar físico e social, e também um elo de integração entre o idoso e o meio em que vive”, declarou Leandro.
Para o professor Luiz Lisardo, que coordena os grupos Energia da 3ª Idade, CRAS Alto e CRAS Meudom, as atividades esportivas proporcionam um intercâmbio entre as comunidades. “A alegria deles em participar é tão grande que eles nem dormem direito. Tem idosos de 80 anos recebendo aqui a primeira medalha de suas vidas. Isso não tem preço”, destacou Lisardo.
Dulce Maria Ferreira, moradora do bairro da Tijuca, disse que depois que começou a fazer ginástica, as dores no corpo diminuíram. Jane Barbosa reside no Meudom e participa dos grupos de atividade física da Secretaria de Esportes. “Sou hipertensa e diabética e por recomendação médica comecei a fazer exercícios. Minha vida hoje tem muito mais qualidade e além da saúde ganhei novos amigos aqui”, comemorou. Cremilda Alves de Sá falou da importância de participar dos grupos de ginástica do professor Lisardo. “Eu tinha uma depressão muito grande e foi através de uma amiga que conheci o grupo. Graças a essa oportunidade vi minha vida e minha doença melhorar”, revelou Cremilda. Vidalina tem 50 anos e percebeu um condicionamento melhor depois das aulas. “Daqui para frente participarei de todo JOPISI”. Bento Rufino também estava ansioso pelos jogos. “Isso aqui para mim é tudo. Quando parei tive tanta dor que precisei voltar”, disse.
É com a crescente preocupação que a Secretaria de Esportes, atendendo as diretrizes da atual gestão municipal, em promover a melhoria na qualidade de vida, viabiliza programas e eventos onde o prazer da convivência e o despertar da consciência sejam tônicas essenciais de preservação do bem estar e da alegria, garantindo ainda o respeito e a dignidade daqueles que já contribuíram com boa parte de seus dias para a construção de Teresópolis.
0 comentários:
Postar um comentário