quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CIAPI inicia seus serviços

Tem início, em 27 de outubro, os serviços do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPI, projeto realizado pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Casa Civil, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e apoio do RIOSOLIDARIO – Obra Social do Rio de Janeiro.

O CIAPI realiza ações de prevenção à violência, combate à discriminação e preconceito. Todos os serviços necessitam de agendamento prévio através da Central de Atendimento à Pessoa Idosa – Ouvidoria, telefone 0800 285 5625, garantindo acesso gratuito à população. O centro conta com núcleos de orientação nas áreas do direito, serviço social e psicologia, fornece cursos de capacitação para profissionais e cuidadores de idosos informais, entre outras atividades

Representando um espaço de cidadania habilitado a difundir os direitos do idoso, o CIAPI exerce o importante papael de articulador dos serviços existentes nas instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede de Atendimento ao Idoso no Estado do Rio de Janeiro.

Serviços oferecidos:

Central de Atendimento à Pessoa Idosa – Ouvidoria
Recebe e encaminha denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa, além de fornecer orientações sobre envelhecimento e garantia legais. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento é feito pelo telefone 0800 282 5625

Programa de Qualificação
Oferece cursos de capacitação para gestores, técnicos e cuidadores, que atuam em instituições para idosos, possibilitando a qualificação do serviço oferecido.

Mediação de Conflitos
Consiste em uma escuta qualificada por equipe interdisciplinar, que busca soluções pacíficas para relações conflituosas. O trabalho configura-se numa prática social, visando educar, facilitar e ajudar na conciliação de diferenças, nas tomadas de decisão e na prevenção ao isolamento da pessoa idosa.

Programa de capacitação para Cuidadores Informais de Idosos
Voltado para pessoas que participam da vida diária de idosos e apresentam dificuldades ou falta de conhecimentos sobre o envelhecimento. Esse módulo ensina técnicas de cuidado e aborda questões pertinentes ao processo de envelhecimento, como saúde, doença, alterações de comportamento, abuso, maus tratos.

Oficinas Preventivas
Oferece palestras educacionais para os idosos e seus parentes com temáticas sobre o envelhecimento. Presta esclarecimentos a respeito de leis, divulgando instituições e serviços de proteção ao idoso.

Programação Cultural
Possibilita ao idoso a oportunidade de acesso a espaços, como teatros, museus e centros culturais, por meio de organização de eventos que contribuam para a prevenção ao isolamento.

0 comentários:

Postar um comentário